A revolução das mídias sociais

A revolução das mídias sociaisAutor: André Telles

Editora: MBooks

Esse marqueteiro é muito bom. O livro aborda conceitos muito interessantes.

O autor apresenta uma série de cases que tranquilamente pode ser transportado para as empresa nas quais trabalhamos.

O capítulo sobre sites de relacionamento social por si só já vale o livro.

Gostei muito e recomendo a todos que querem se aprofundar em estratégias de social media marketing.

Site da editora

A importância de atualizar-se constantemente…

ThinkingRecentemente participei de um fórum onde o tema principal era a evolução do “capital intelectual”; percebi que as opiniões diferiam em muito da minha.

Sempre defendi que a “especialização” é uma forma de agregar valor ao profissional e procurei defender meu ponto de vista perante meus colegas.

Usei o exemplo das certificações profissionais (Ex.: PMP, ITIL, PRINCE2) onde vejo enorme valor em um profissional que acabou se especializando na trilha de aprendizado dentro do programa de certificação proposto pelo mantenedor, ou seja, uma pessoa que estudou a fundo sobre o assunto e galgou a “carreira” da certificação.

Em suma, “confio” muito mais em um profissional que possui uma certificação dentro de determinada área e que a levou até o topo da trilha de certificação, do que em outro que possui algo em torno de 23 certificações de mercado!!!

No entanto o cerne da questão migrou para a constante evolução que o profissional de TI precisa realizar, e nisso todos concordamos prontamente.

Não podemos (falo como profissional de TI) nos dar ao luxo de pararmos de estudar, pois nossas ferramentas de trabalho evoluem a cada instante.

Esteja preparado para sempre estar sentado em sala de aula (ou em casa através de e-learning).

Mantenha sua “empregabilidade” em alta e seu conhecimento afiado… O mercado está de olho em você!!!

Obs.: a imagem inserida nesse post foi obtida através de licença creative commons. Pratique o direito.

Mídias sociais nas empresas

Mídias sociais nas empresasAutores: Arthur L. Jue, Jackie Alcalde Marr e Mary Ellen Kassotakis

Editora: Évora

Achei o livro bem abrangente. Vai desde um breve histórico (obrigatório, pois visa posicionar o leitor no contexto do tema) até um insight do uso corporativo de mídias sociais no futuro, que para mim já está acontecendo a alguns anos.

Os exemplos são muito bem apresentados e fazem todo o sentido para uma compreensão de como as mídias sociais estão trabalhando cada vez mais em prol das empresas.

É uma leitura obrigatória para quem pesquisa sobre o tema.

Ao final da leitura, minha percepção sobre as mídias sociais mudou de forma cabal; com um pouco de esforço qualquer empresa pode transformar essa máquina de informação (e interação) social a seu favor, seja aumentando sua percepção de mercado, a exposição de sua marca ou até mesmo trazendo as pessoas através de seus posts para dar credibilidade à sua atuação em seu nicho de mercado.

Mais detalhes no site da editora.

Negociando através de relações “ganha-ganha” …

Ganha-ganhaAh, o desafiador mundo das relações, sejam elas comerciais ou não, é sempre foco de grandes análises por parte de especialistas… como é possível chegar em um consenso onde ambas as partes encontrem um meio termo, uma conclusão satisfatória, um “ganha-ganha”?

Percebo, principalmente quando negocio com fornecedores nacionais, uma arraigada motivação para que uma parte leve a melhor sobre a outra. Visivelmente se trata de uma questão cultural, pois isso não fica tão explícito quando trato com estrangeiros.

Abstraindo um pouco das relações comerciais e trazendo ao cotidiano, fazemos isso desde o momento em que acordamos (negociando com esposas, filhos, sobre o que deve ser feito para o café da manhã, ou se a lição de casa estiver 100% teremos premiação); durante o trânsito (quando negociamos passagem, seja através do uso da seta, por favor, para trocarmos de faixa) e durante cada minuto de nosso dia…

O importante a entender é que não existe uma receita de sucesso para isso. Basta ter ciência de que todos possuem uma visão diferente da sua.

Ajudando outra pessoa a atingir seus objetivos, você indiretamente está dando um grande passo para a realização de seus próprios planos.

Seja honesto (inclusive consigo mesmo), confiável, maleável e exercite a paciência, pois nem todos são “experts” em negociação como você!!!

Obs.: a imagem deste post foi obtida através de licença creative commons. Pratique o direito.

Como resolver problemas? Mantenha a cabeça fria…

Mad peopleQuem nunca se sentiu ansioso ou nervoso a tal ponto que simplesmente não conseguiu mais pensar? As mãos suadas e o corpo frio?

Bem-vindo ao mundo real…. Situações de estresse parecem mais comuns do que realmente acreditamos! Somos mais vulneráveis do que achamos; em suma: somos humanos (apesar de nossos gestores ainda acreditarem que somos uma máquina)!

Tenho percebido que parte da ansiedade tem origem em momentos corriqueiros onde ações rápidas e “com pouca margem de erro” são necessárias, ou seja, nossos costumeiros “problemas diários” …

Recentemente me encontrei em uma situação exatamente como a descrita; um projeto de altíssima importância, não tanto pelo valor, mas pela criticidade da solução e pelos processos vitais envolvidos; minha equipe exalava ansiedade e visivelmente à medida em que repassávamos o plano de ação o grupo todo entrava em uma sintonia “negativa”.

Percebi que algo não estava bem quando meu líder do grupo não conseguia repetir o que eu acabara de demonstrar.

Decidi dar uma pausa e “voltar à escola” com o grupo. Falei rapidamente sobre montarmos uma matriz GUT e priorizarmos os problemas….

Pode parecer pouco, mas o simples fato de mudarmos o foco e discutirmos sobre o que cada integrante da equipe considerava um problema deu mais segurança ao time e a partir dali o trabalho engrenou de forma satisfatória.

Final da estória: trabalho concluído com sucesso. Foi um dia insano, muita atividade, pessoas estressadas, pressão da direção pelo resultado; mas a equipe segurou a “onda”…. a partir dali todos crescemos mais um pouco em nossa “vida profissional”. Resolver os problemas com a cabeça fria e de forma participativa traz sim resultados efetivos.

Obs.: a imagem deste post está sob licença creative commom.