Recentemente participei de um fórum onde o tema principal era a evolução do “capital intelectual”; percebi que as opiniões diferiam em muito da minha.
Sempre defendi que a “especialização” é uma forma de agregar valor ao profissional e procurei defender meu ponto de vista perante meus colegas.
Usei o exemplo das certificações profissionais (Ex.: PMP, ITIL, PRINCE2) onde vejo enorme valor em um profissional que acabou se especializando na trilha de aprendizado dentro do programa de certificação proposto pelo mantenedor, ou seja, uma pessoa que estudou a fundo sobre o assunto e galgou a “carreira” da certificação.
Em suma, “confio” muito mais em um profissional que possui uma certificação dentro de determinada área e que a levou até o topo da trilha de certificação, do que em outro que possui algo em torno de 23 certificações de mercado!!!
No entanto o cerne da questão migrou para a constante evolução que o profissional de TI precisa realizar, e nisso todos concordamos prontamente.
Não podemos (falo como profissional de TI) nos dar ao luxo de pararmos de estudar, pois nossas ferramentas de trabalho evoluem a cada instante.
Esteja preparado para sempre estar sentado em sala de aula (ou em casa através de e-learning).
Mantenha sua “empregabilidade” em alta e seu conhecimento afiado… O mercado está de olho em você!!!
Obs.: a imagem inserida nesse post foi obtida através de licença creative commons. Pratique o direito.