Negociando através de relações “ganha-ganha” …

Ganha-ganhaAh, o desafiador mundo das relações, sejam elas comerciais ou não, é sempre foco de grandes análises por parte de especialistas… como é possível chegar em um consenso onde ambas as partes encontrem um meio termo, uma conclusão satisfatória, um “ganha-ganha”?

Percebo, principalmente quando negocio com fornecedores nacionais, uma arraigada motivação para que uma parte leve a melhor sobre a outra. Visivelmente se trata de uma questão cultural, pois isso não fica tão explícito quando trato com estrangeiros.

Abstraindo um pouco das relações comerciais e trazendo ao cotidiano, fazemos isso desde o momento em que acordamos (negociando com esposas, filhos, sobre o que deve ser feito para o café da manhã, ou se a lição de casa estiver 100% teremos premiação); durante o trânsito (quando negociamos passagem, seja através do uso da seta, por favor, para trocarmos de faixa) e durante cada minuto de nosso dia…

O importante a entender é que não existe uma receita de sucesso para isso. Basta ter ciência de que todos possuem uma visão diferente da sua.

Ajudando outra pessoa a atingir seus objetivos, você indiretamente está dando um grande passo para a realização de seus próprios planos.

Seja honesto (inclusive consigo mesmo), confiável, maleável e exercite a paciência, pois nem todos são “experts” em negociação como você!!!

Obs.: a imagem deste post foi obtida através de licença creative commons. Pratique o direito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.