IT Governance: Implementing Frameworks and Standards for the Corporate Governance of IT

9001132dcoverc01aAutor: Alan Calder

Editora: ITgp

Estava pesquisando sobre implementação de frameworks e normas (ou padrões) para a área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e me deparei com a obra do autor Calder.

No princípio da leitura achei muito “engessado”, no entanto com o avanço das páginas consegui absorver a informação de que me dispunha a procurar…

O livro foi escrito em 2009 e alguns modelos (bibliotecas) tais como o ITIL e o COBIT ainda estavam em processo de franca implantação até caírem no gosto do público.

Fiquei muito interessado no framework Calder-Moir e com certeza vou aprofundar meu conhecimento nesse modelo muito interessante.

Vale a pena a leitura, principalmente se você estiver envolvido com governança de TIC em sua empresa.

Vou buscar algum estudo de caso no Brasil que já tenha utilizado o Calder-Moir para ver sua aplicação prática e a evolução do conceito.

Olimpíadas: Alguém reservou uma medalha para a área de tecnologia?

brazil-156205_1280Estive procurando saber um pouco mais a respeito do excelente trabalho (em minha opinião) executado pelo time de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Comitê Olímpico Brasileiro (Comitê Rio 2016), principalmente sobre o “rostos” que levaram adiante as comunicações, sistemas e suporte tecnológico desse gigantesco evento realizado no Brasil.

Acessei a página da Rio 2016 e o organograma está disponível para consulta pública. Não é a toa que o evento foi um sucesso e esteve tão bem representado, pois o currículo dos profissionais envolvidos é invejável.

O diretor de tecnologia, o Sr. Elly Resende, possui vasta experiência em telecomunicações, ressalto que ainda não o conheço; e visivelmente liderou seu time rumo ao sucesso do evento!

Imaginem a quantidade de cabeamento, switches, links, sistemas e uma multidão de técnicos para operar toda essa estrutura… Fico pasmo só de pensar!

Como brasileiro eu parabenizo o Sr. Resende e toda sua equipe!

Medalha de ouro! Simples assim.

A Nova Era Digital – Como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios

193195_nova-era-digital-a-649039_L4Autor: Eric Schmidt / Jared Cohen

Editora: Intrínseca

Futuro? Muita coisa do que os Googlers (Eric e Jared) comentam no livro já está acontecendo.

Muito bom! Recomendo a leitura com calma, pois os conceitos são bem atuais; vão desde uso ético da tecnologia até possíveis problemas que tenhamos com o uso indiscriminado dela.

Realmente impressiona pelo nível de “conhecimento” da atualidade.

Esteja preparado para essa nova Era ou não, meu camarada, ela já chegou!

Minha licença de Microsoft Project acabou! E agora?

404640681_5d75a06ad1Pode parecer brincadeira, mas o texto deste post retrata exatamente um sentimento…

Me considero um ótimo usuário dessa ferramenta sensacional, no entanto, devido a motivos dos quais nem vou comentar (esqueça se pensou em pirataria, eu jamais faria algo assim, pois me considero o “paladino da justiça” do direito autoral) acabei ficando sem minha ferramenta predileta.

É claro que pensei em adquirir uma nova licença, mas os tempos de crise financeira ainda rondam o país no qual resido e decididamente é uma despesa que não pretendo arcar nesse ano.

Então restou uma dúvida: como darei sequência aos projetos que gerencio, sejam eles profissionais, acadêmicos ou pessoais?

Logicamente tentei a mãe de todas a planilhas eletrônicas: o Microsoft Excel. Se quiser um conselho de graça, aqui vai: desista disso! É trabalhoso, mesmo para os mais experientes.

Depois de uma série de buscas pela Internet me deparei com uma ferramenta chamada ProjectLibre. Ela tem uma versão open source da qual fiquei relativamente satisfeito.

Confesso que sempre fui um entusiasta do licenciamento aberto e imediatamente me cadastrei na grande comunidade existente dessa ferramenta; em pouco tempo adquiri o mesmo grau de proficiência que eu tinha no Project.

Fiquei muito satisfeito em poder contribuir de forma positiva com usuários de menor experiência nesse tipo de ferramenta mas que ainda assim necessitam aprender a controlar seus projetos de uma forma racional. Em um momento saudosista lembrei dos meus primeiros anos desbravando a linda profissão de gerente de projetos…

O importante disso tudo é que não importa qual ferramenta você use, mas sim o conhecimento que você possui. Use software pago ou com licenciamento aberto; não importa. O verdadeiro artista é você!