Minha licença de Microsoft Project acabou! E agora?

404640681_5d75a06ad1Pode parecer brincadeira, mas o texto deste post retrata exatamente um sentimento…

Me considero um ótimo usuário dessa ferramenta sensacional, no entanto, devido a motivos dos quais nem vou comentar (esqueça se pensou em pirataria, eu jamais faria algo assim, pois me considero o “paladino da justiça” do direito autoral) acabei ficando sem minha ferramenta predileta.

É claro que pensei em adquirir uma nova licença, mas os tempos de crise financeira ainda rondam o país no qual resido e decididamente é uma despesa que não pretendo arcar nesse ano.

Então restou uma dúvida: como darei sequência aos projetos que gerencio, sejam eles profissionais, acadêmicos ou pessoais?

Logicamente tentei a mãe de todas a planilhas eletrônicas: o Microsoft Excel. Se quiser um conselho de graça, aqui vai: desista disso! É trabalhoso, mesmo para os mais experientes.

Depois de uma série de buscas pela Internet me deparei com uma ferramenta chamada ProjectLibre. Ela tem uma versão open source da qual fiquei relativamente satisfeito.

Confesso que sempre fui um entusiasta do licenciamento aberto e imediatamente me cadastrei na grande comunidade existente dessa ferramenta; em pouco tempo adquiri o mesmo grau de proficiência que eu tinha no Project.

Fiquei muito satisfeito em poder contribuir de forma positiva com usuários de menor experiência nesse tipo de ferramenta mas que ainda assim necessitam aprender a controlar seus projetos de uma forma racional. Em um momento saudosista lembrei dos meus primeiros anos desbravando a linda profissão de gerente de projetos…

O importante disso tudo é que não importa qual ferramenta você use, mas sim o conhecimento que você possui. Use software pago ou com licenciamento aberto; não importa. O verdadeiro artista é você!

One Comment

  1. Boa Christian! Poupou um enorme trabalho de “garimpo” para mim e p/vários outros gestores. Espero vê-lo em breve (sem falta!)em nosso próximo encontro.kkk Gde Abs

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.