Motivação e Liderança

Autora: Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci

Editora: IESDE Brasil

O livro é um compêndio de teorias sobre os mais diversos temas relativos à motivação e liderança.

No princípio achei a exploração dos assuntos um pouca vaga, mas percebi que a intenção da autora era exatamente essa; apresentar o maior número de teses para que o leitor interessado busque o aprofundamento do que escolher.

É interessante observar que apesar dos gigantescos avanços em tecnologia ainda tratamos a liderança como um assunto quase “lúdico”; avançamos pouco nesse século sobre novas pesquisas que ajudem o líder moderno a manter suas equipes motivadas e com alto rendimento.

 

 

O dia em que fui aprovado no exame de certificação: Ethical Hacking Foundation (EHF)

Segurança digital é um assunto que sempre me fascinou!

E esse fascínio levou à uma imensa curiosidade para saber como os incidentes, invasões ou vulnerabilidades acontecem…

Atualmente as empresas são escaneadas, clonadas, varridas por uma gigantesca onda de bots com a intenção de descobrir vulnerabilidades em seus servidores para em seguida integrar listas de onde um possível ataque pode  iniciar.

Vírus, worms, ransomwares, backdoors; a lista beira o infinito!

A certificação EHF visa preencher uma lacuna do lado defensivo do mundo “Hacker” e é nessa posição que acredito que estejam os melhores profissionais envolvidos com segurança digital.

O trabalho é árduo, pois para cada brecha que é possível fechar surge uma infinidade de novas vulnerabilidades; e sempre vai existir aquela pessoa incauta que clica em um link (num e-mail de remetente desconhecido) achando que a Receita Federal vai cancelar seus documentos… Ah, como temos trabalho!

Organizing ITSM

Autor: Randy A. Steinberg

No início da leitura achei que não iria conseguir chegar ao fim, pois o livro apresenta um passo a passo, com muitos detalhes, dos principais processos para organizar (como o próprio título do livro) o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação.

As listas são bem amplas e no meu entendimento boa parte do que o autor apresenta é aplicável em terras tupiniquins; o que é raro em autores americanos.

No final das contas acabei gostando, mas confesso que pulei umas listas pra não perder o pique na leitura.

Vou ler os outros livros da série e tentar modelar uns pontos de melhoria nos meus próprios processos de gestão da TI