Terceirização em TI funciona?

Information TechnologyRecentemente tive uma discussão acalorada com um colega de profissão; o motivo era a divergência de opiniões a respeito do mesmo tema: “terceirizar o departamento de tecnologia”!

Em minha opinião existem atividades que facilmente podem ser repassadas a um contrato, desde que seja uma relação “ganha-ganha”, tais como: impressão, manutenção elétrica preventiva, etc..

Meu colega, com uma ideia um pouco mais radical (levando em conta a minha visão) imagina uma TI onde quase tudo possa repassado a empresas externas…

Para justificar minha posição relembrei que a  “cultura” nacional não é lá orientada a compromissos escritos em papeis. Por diversas vezes caí na armadilha de tentar resolver problemas simples com terceirização e me vi em tamanha enrascada que criei uma resistência natural; hoje em dia prefiro treinar, especializar e monitorar equipes internas, do que ficar em longos minutos de espera para atendimento em uma URA , lembrando que SLA é uma sopa de letrinhas e que se não for levada a sério pode dar uma dor de cabeça enorme para ambas as partes.

Outro item que me tira o sono é terceirizar pessoas, dificilmente um profissional terceirizado adquire um conhecimento da “cultura” da empresa na qual está alocado; e isso pode virar um furacão…

Enfim, ao final de nosso bate papo, descobrimos que ambos olhamos para a mesma “montanha”, só que estávamos em lados diferentes, mas no final das contas a “montanha” é mesma; encerramos nossa conversa e preferimos falar de assuntos menos polêmicos… Que tal futebol? Sugeriu ele… Bom, acho que descordo da sua opinião…

Obs.: a imagem usada nesse post foi adquirida nesse site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.