Não acredite em tudo que lê nas redes sociais… Evite o efeito “manada”!

silver opened padlock on digital backgroundPode parecer brincadeira, mas a algumas semanas atrás verifiquei um post, que havia sido “compartilhado” sobre a morte de um famoso (e gordinho) apresentador de televisão; tudo bem que ele estava hospitalizado, mas como poderia ter seu quadro clínico agravado tão rapidamente?

Lembrei no mesmo instante de outro post que havia lido, muito parecido, mas a “vítima” era um ator mexicano famoso por um seriado de televisão…

Em resumo, as “afirmações” de óbito eram falsas e foram disseminadas através de uma rede social. Elas tinham em comum apenas o disparate e a falta de fonte confiável, mas a comoção que criaram foi impressionante, afinal todos gostam de atores mexicanos engraçados e gordinhos apresentadores de  televisão.

Refleti durante um tempo e cheguei à conclusão de como ficou fácil enganar as pessoas, pois ninguém mais se preocupa em verificar alguma informação; nossos perfis (e nossa própria vida) estão tão expostos que qualquer pessoa má intencionada pode se apropriar de informações pessoais e fazer uma “festa” quando o assunto é vilania.

Bom senso é algo que dificilmente os usuários de redes sociais possuem; recomendo um pouco de reflexão sobre disseminar informações mirabolantes, evite ser mais um na manada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.