Como falar em público e encantar as pessoas

livro-como-falar-em-publico-e-encantar-as-pessoasAutor: Dale Carnegie

Editora: Companhia Editora Nacional

Clássico dos clássicos da oratória!

Essa obra atravessa as décadas e consegue manter-se atual.

Recomendo à qualquer profissional que seja responsável por gerenciar equipes.

A comunicação eficaz é um fator determinante para o sucesso nas mais variadas carreiras; ledo engano do profissional de tecnologia ao imaginar que ficará sua vida inteira atrás de um computador…

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, praticamos a comunicação “eficiente” em todos os momentos do nosso dia, desde a hora em que acordamos (já teve que negociar a sua vez no banheiro para poder fazer a barba?) até a hora de dormir (tem filhos? Como indica à eles que precisam dormir?)… Realmente não é fácil, eu mesmo sinto uma tremenda frustração quando oriento colaboradores de meu time a realizar determinadas atividades e volta e meia sai tudo ao contrário do que eu disse… Isso sem falar da negociação de prazos e o “maldito” conceito de responsabilidade sobre tarefas…

Atire o primeiro HD, ou enforque-se em um cabo de rede, aquele gestor de tecnologia que nunca sentiu aversão ao ter que explicar para a alta direção de suas empresas qual a importância de um firewall ou um novo servidor com mais poder de processamento e espaço em disco… Como fazê-los entender que a rotina de um departamento de TIC consiste em um sem número de “micro” tarefas e se ninguém está “reclamando” é porque definitivamente a equipe de TI está sendo eficiente em suas atividades? A resposta é simples; comunicação!

Todo gestor deve possuir, além de sua “veia” técnica, uma excelente inclinação à comunicação! Nesse quesito o livro de Carnegie é um colosso!

Ao princípio pode parecer mais do mesmo, no entanto, para um leitor mais atento, as dicas fazem muito sentido, ainda mais se forem transpostas ao seu dia a dia.

Não deixe de ler!

O sucesso não está na realização de um objetivo, embora seja isso que o mundo considere como sucesso. Ele está na jornada em direção ao objetivo.” Carnegie, Dale.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.