Autor: Arbinger Institute
Editora: Gente
Uma história “água com açúcar”…
No entanto a partir de um ponto do livro percebi que estava demonstrando o comportamento do qual o autor estava tratando e aos poucos minha impressão foi se dissipando.
Essa obra foi desenvolvida como um programa, que segundo o Arbinger Institute, pode ser aplicado em qualquer esfera de sua vida, seja ela profissional ou pessoal.
Sempre vi com maus olhos o modo como surgem os programas milagrosos de salvamento de empresas ou até mesmo de profissionais, pois a mim parecem mais do mesmo, ou seja, muda-se a roupagem mas na essência são todos iguais.
Nessas histórias sempre aparece um guru falastrão que sabe de todas as coisas e começa a aplicar por meio de parábolas seus ensinamentos baseados em sua vida pregressa; mas pensando bem, é assim mesmo! Veja em sua empresa se não encontra pessoas iguais às descritas aqui, as vemos todos os dias! Elas podem ser nossos chefes, colegas ou até mesmo aquele profissional que toda segunda-feira te pergunta sobre o time de futebol…
Ao final da leitura acabei gostando do contexto.
Comprei o livro pois ando pesquisando sobre fatores que podem melhorar a produtividade e despertar o sentimento de liderança em equipes multidisciplinares. Tenho feito isso em minha vida pregressa há muito tempo e como sou bem falastrão talvez um dia eu mesmo escreva sobre o assunto… Mas como ainda acho que não tenho conhecimento o suficiente, ao contrário das personagens desse tipo de história, continuarei em busca do “Santo Graal” da liderança para as equipes de alto rendimento… Bem que ele (o Graal) pode ser um copinho de chopp bem gelado, aí seria mais fácil, pois estaria ao alcance de um pequeno Happy Hour…