A importância de falar inglês. Mais do mesmo?

businessmen quarrelingEstou fazendo negócios com uma empresa sediada nos EUA!

Até aí nenhum problema, pois no mundo da tecnologia não existem fronteiras, não é mesmo? Errado! Não sou nenhum gênio da gestão de recursos humanos para entender que nós (o Brasil) estamos com um baita problema… Temos pouquíssimos falantes da língua inglesa!

Como queremos concorrer com os melhores mercados, entrar nas melhores faculdades do mundo se boa parte da população não sabe distinguir o passado do presente quando se trata do inglês?

Para piorar vejo isso em minha própria cozinha, ou seja, minhas equipes ainda não falam esse idioma; se o tradutor on-line ainda não tivesse sido inventado acho que boa parte dos e-mails para outros países nem chegariam ao seu destino.

Como melhorar isso? Pesquisei sobre cursos (on-line, presenciais) e os preços são bastante salgados. Em época de crise financeira como um analista no começo de sua carreira pode se preparar para esse mercado que não fala o português? Existem muitas opções, mas a maioria delas arranca uma substancial fatia de dinheiro de quem tenta avançar pelo idioma nativo de Shakespeare.

Existem algumas opções como: Busuu, English On-line, Learn English On-line, Learn American English On-line, 1 – Language e  CIG – Curso de Inglês Grátis; eu poderia destacar mais uma centena de links para o ensino de inglês on-line, ou seja, existem inúmeros recursos para pelo menos iniciar; falta apenas (e digo isso com um pouco de sarcasmo!) interesse dos nossos profissionais.

Ouço todo tipo de desculpas como: “Não tenho tempo!” (mas on-line é você quem faz a agenda), “Não quero puxar saco de americanos!” (essa desculpa é a pior, pois a mesma pessoa que me disse isso comemorou o Halloween, uma festa típica brasileira) entre outras…

Acredito que falta um pouco de estímulo por parte das empresas, mas em contrapartida falta determinação em nossos jovens profissionais, pois como tenho tentado afirmar: a resistência à frustração em nossos profissionais em início de carreira é muito baixa!

Não dá para aprender um idioma em uma lição semanal de uma hora; exige esforço, determinação, foco e um bom planejamento.

Let’s talk in English?

Obs.: a imagem usada nesse post foi adquirida aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.