Tenho andado muito preocupado com segurança ultimamente…
Não pela constante “enxurrada” de spams que insistem em tentar pescar os navegadores (ou usuários) incautos com suas ajudas milagrosas para calvície (sou careca por opção), resgate financeiro através de empréstimos (sei muito bem que um pouco a mais de dinheiro não faz mal a ninguém, mas através de um e-mail?) e impotência (nossa! Melhor deixar para lá…)!
Visivelmente o nível de entendimento das pessoas (usuárias) do que é um uso seguro dos recursos tecnológicos tem caído drasticamente; tamanha é a exposição em tempos de mídias sociais que beira a maluquice.
As pessoas têm acreditado em tudo que leem! Aparentemente o “pensamento crítico” deixou de existir quando se trata de internet.
Só para exemplificar: conheço algumas pessoas que se relacionam através da ferramenta WhatsApp e dificilmente checam a “idoneidade” do outro (ou outra) interlocutor.
Isso me lembra uma famosa brincadeira que usa recursos e informações do Facebook, o vídeo “Take this lollipop”, ele exemplifica de forma bem simples (conectem com a conta do Facebook para a experiência ficar interessante) os perigos a que estamos expostos se não tivermos alguns critérios.
A sensação de invulnerabilidade é tamanha que se contássemos a quantidade de perigos existentes dificilmente haveria tanta interação virtual…
Enfim, vou dar uma olhada como andam minhas mídias e pensar mais um pouco sobre o assunto: “Como tornar a segurança virtual parte do cotidiano dos usuários?”
Obs.: a imagem utilizada nesse post foi adquirida aqui.