Estive pesquisando algumas referências bibliográficas para minha tese de doutorado e encontrei um modelo de gerenciamento de TIC desenvolvido especialmente para escolas. Achei muito interessante.
Foi desenvolvido pela FITS Foundation que é uma evolução de um gabinete encerrado pelo governo do Reino Unido.
Segundo a FITS […] “cada vez que a equipe de suporte técnico identifica (ou responde a) um incidente relacionado à TIC, registra-o, investiga, diagnostica e resolve, está realizando um processo. Em muitas organizações, esse processo é aleatório e envolve “combate a incêndios” em vez de gerenciar e controlar os serviços de TIC. O FITS é uma estrutura de diretrizes projetada especialmente com as escolas em mente, para garantir que os serviços de TIC sejam eficientes, eficazes e tenham boa relação custo-benefício”.
Acabei me associando à FITS e estou aprofundando o conhecimento prático no modelo. Creio que com alguns ajustes ele possa ser aplicado em escolas de ensino básico aqui no Brasil. De acordo com as informações que a FITS sugere […] “com base nas boas práticas de suporte de TIC, o FITS pode ser usado em todas as escolas, independentemente do tamanho ou da tecnologia em uso. As diretrizes devem ser adaptadas e adotadas para se adequar a cada escola individualmente, com base nos recursos e necessidades da escola”.
Muito bom. Mãos à obra!