Como nasce o líder: uma história sobre escolhas, visão e liderança

como-nasce-o-liderAutor: Arbinger Institute

Editora: Gente

Uma história “água com açúcar”…

No entanto a partir de um ponto do livro percebi que estava demonstrando o comportamento do qual o autor estava tratando e aos poucos minha impressão foi se dissipando.

Essa obra foi desenvolvida como um programa, que segundo o Arbinger Institute, pode ser aplicado em qualquer esfera de sua vida, seja ela profissional ou pessoal.

Sempre vi com maus olhos o modo como surgem os programas milagrosos de salvamento de empresas ou até mesmo de profissionais, pois a mim parecem mais do mesmo, ou seja, muda-se a roupagem mas na essência são todos iguais.

Nessas histórias sempre aparece um guru falastrão que sabe de todas as coisas e começa a aplicar por meio de parábolas seus ensinamentos baseados em sua vida pregressa; mas pensando bem, é assim mesmo! Veja em sua empresa se não encontra pessoas iguais às descritas aqui, as vemos todos os dias! Elas podem ser nossos chefes, colegas ou até mesmo aquele profissional que toda segunda-feira te pergunta sobre o time de futebol…

Ao final da leitura acabei gostando do contexto.

Comprei o livro pois ando pesquisando sobre fatores que podem melhorar a produtividade e despertar o sentimento de liderança em equipes multidisciplinares. Tenho feito isso em minha vida pregressa há muito tempo e como sou bem falastrão talvez um dia eu mesmo escreva sobre o assunto… Mas como ainda acho que não tenho conhecimento o suficiente, ao contrário das personagens desse tipo de história, continuarei em busca do “Santo Graal” da liderança para as equipes de alto rendimento… Bem que ele (o Graal) pode ser um copinho de chopp bem gelado, aí seria mais fácil, pois estaria ao alcance de um pequeno Happy Hour…

Napoleão: uma vida

napoleaoAutor: Vincent Cronin (1924 – 2011)

Editora: Amarilys

Alguns devem estar se perguntando o motivo de um post sobre Napoleão Bonaparte surgir em um blog de tecnologia, gestão, etc.; o motivo é simples: ele foi um excelente administrador e possuía uma criatividade ímpar. Alguma semelhança com as necessidades dos nossos profissionais atuais? Receio que sim!

Deixemos para lá as guerras e o fato de que em parte de sua vida Napoleão tenha se tornado um ditador (ou melhor, imperador), mas em sua essência era um grande reformador. Boa parte de suas ideias permanecem até hoje.

Essa biografia foi escrita por um renomado historiador e biógrafo, porém já falecido, chamado Vincent Cronin; a obra busca mostrar um retrato mais humano (através de extensa pesquisa) de Napoleão e o que me chamou a atenção foi a quantidade de informação existente.

Bons administradores não surgem do nada, vão evoluindo aos poucos, aprendem com seus erros, assumem responsabilidades e sem dúvida alguma são incansáveis na busca de inovação. Para isso, precisam obrigatoriamente aprender a motivar pessoas, mantê-las unidas em torno de um ideal maior…

Recomendo a leitura desse livro. Leia sem pressa e nenhum julgamento preconcebido… Apenas leia!