A “nova” forma de fazer negócios…

Quem nunca indicou um bom fornecedor que “atire” a primeira pedra!

Acredito que todo gestor que preze pela sua própria reputação possui uma whitelist, mesmo que seja de forma não intencional, ou seja, uma listagem com seus melhores e mais confiáveis fornecedores…

Tenho percebido cada vez mais a velocidade dessas relações, onde novos players entram em cena para os mais diversos tipos de serviços e / ou produtos; uma fonte da qual não há escassez é o LinkedIn. Boa parte de meu networking está lá e praticamente não conheço nenhum profissional que não possua pelo menos um perfil básico nessa rede social com propósito corporativo.

Bons negócios tiveram seu início em mensagens trocadas através do LinkedIn, falo por experiência própria!

Um dos princípios básicos que me leva a manter um bom relacionamento com um novo fornecedor, e a consequente inserção em minha “lista”, é acima de tudo um profissional que possua muita empatia; que consiga abstrair um pouco a pressão dura e constante de suas metas comerciais e esteja disposto a me ouvir. Ouvir a estrutura de meu planejamento (sou muito bom nisso!) e onde ele pode encaixar seu serviço (ou produto)… apenas isso!

Parece simples, mas não é! Encontro aos montes profissionais apressados em fechar negócio sem ao menos entender do que se trata o meu negócio… costumo apresentar de forma estruturada meu planejamento de médio e longo prazo para facilitar a negociação, mas na maioria das vezes parece que estou falando com um aluno no início do fundamental.

Sem contar as “forçadas” de barra; distribuição de presentes (brindes) e mais um arsenal de atitudes que para um cliente incauto podem encher os olhos!

Sou filiado ao PMI  a mais de 10 anos e sigo seu código de ética (recomendo ler e entender), pois praticar esse código pode lhe dar uma “liberdade” profissional sem precedentes, suas decisões serão pautadas por uma visão mais clara dessas relações.

Isso soa antiquado?

Bem-vindo a nova forma de fazer negócios!

My job – Doce ilusão: Descubra quem você é e construa a sua carreira

My jobAutor: José Augusto Figueiredo

Editora: Évora

Definitivamente adquiri esse livro pela “capa”.

No começo da leitura pareceu que eu havia comprado gato por lebre e se não fosse a minha famigerada “determinação”, que muitos dos que me conhecem insistem em chamar de teimosia, acredito que teria desistido dessa leitura, pois ando com o tempo relativamente “escasso”!

Ainda bem que não desisti!

A obra pode parecer morosa no início mas aos poucos incrementa a trama e fica interessante.

Em resumo se trata de uma história de um grupo de amigos ainda na faculdade e aos poucos várias pinceladas de dicas sobre gestão de carreiras vão aparecendo.

Enfim, uma literatura leve e agradável.