Como ensinar liderança a alguém?

businesswoman drawing plan of Audit

Ultimamente tenho dispendido boa parte de meu tempo livre a aprofundar meu entendimento sobre alguns assuntos que considero importantes; “Liderança” é um deles!

Adquiri alguns livros “campeões” nesse tema e venho reciclando meu próprio ponto de vista. Um pouco de novidade não faz mal a ninguém…

No entanto, é necessário visualizar com moderação as situações expostas ou receitas prontas, coisas do tipo: “a última palavra sobre liderança”, entre outras mais.

Como disse, através dessa atualização pude perceber que “medalhões” sobre o tema ainda são muito válidos e que pouco mudou, apesar de termos gerações mais “velozes” trabalhando em nossos ambientes corporativos.

E é nesse ponto que entra a tal “atualização”!

Como liderar esse pessoal que já nasceu usando um tablet e tem tudo à disposição. Que considera aprender por osmose, pois alguns (pelo menos os que conheço) dedicam pouco tempo a aprofundar seu conhecimento sobre determinados temas e que usa ferramentas de busca na internet para descobrir temas que pelo menos em parte já deveriam vir de “fábrica”?

Essa resposta é bem mais profunda do que parece; formar um líder para o tempo em que vivemos está cada vez mais difícil.

Praticamente precisamos de um “Einstein” do relacionamento ou um “Beethoven” da gestão e não me venha com menos!

Há algumas semanas estou empenhado em passar um pouco da experiência que possuo para alguns de meus colaboradores; estou focando em conceitos dos quais considero muito importantes, tais como: integridade, ética pessoal, transparência, senso de coletivo, liderança através de exemplo, gestão do tempo e dedicação ao próprio trabalho.

Imagino que em posse dessas “ferramentas” a pessoa consiga se destacar dos seus pares e ser percebido, pois afinal, as empresas são feitas de pessoas…

O resto? Bom, os livros estão aí para isso mesmo!

Obs.: a imagem usada nesse post foi adquirida aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.