Direito autoral na Internet. Existe?

Direito autoral

Cada vez mais me atenho a um problema comum no uso da Internet. Frequentemente as pessoas que conheço me questionam sobre o uso indevido de imagens, vídeos e textos através de sites, blogs e afins…

Realmente a “briga” nesse campo é dura. Costumo iniciar a conversa com uma breve visão do lado “do autor” do conteúdo, onde houve um investimento, seja ele financeiro, tempo ou recursos, para a preparação de um material com certa qualidade (outras vezes nem tanto), uma sequência de esforços para a publicação desse conteúdo gerado e por fim a divulgação através dos diversos canais existentes… Até aqui tudo vai muito bem e percebo inúmeras cabeças concordando com meu ponto de vista!

A próxima “visão” que tento apresentar é a do usuário de Internet, onde ele possui um universo de conteúdo, tudo isso disponível através de um simples “copy and paste”; qual o problema de apropriar uma imagem legal, uma música “maneira”, uma citação que é a “minha cara”? Jogar isso na minha própria página e…. bem… Colocar meu próprio nome como crédito, afinal tive um enorme trabalho em procurar esse conteúdo no Google e preciso ser reconhecido como um cara antenado!

É aqui onde mora o problema. Na simples ideia de dar crédito a quem não é de direito (talvez o nome direito autoral remeta a isso?); ao final dessa conversa, quem estava concordando comigo cerra os olhos e fica imaginando o quão limitado sou… O pensamento divaga e visivelmente elas lembram dos inúmeros filmes, músicas, jogos baixados através dos “maravilhosos” programas torrent.

Em suma; direito autoral somente existirá quando as pessoas que utilizam a Internet entenderem que o conteúdo existente por lá é para ser explorado, porém os créditos, o dinheiro e o respeito que existe no mundo real deve continuar seguindo o padrão, caso contrário a Internet seria uma grande chatice…

Saiba mais sobre Creative Commons.

Obs.: As imagens utilizadas em meus posts são obtidas através dos modelos creative commons. Pense nisso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.