Uma das maiores dificuldades que os líderes encontram é disseminar a informação necessária para todo o grupo.
Além da boa oratória, a forma como essa transmissão acontece é ainda mais crítica.
Com o aumento de jovens que pertencem a famigerada “geração Y”, os líderes (geralmente pessoas mais velhas) sentem uma enorme dificuldade no relacionamento interpessoal. Seja por medo ou por auto proteção, a forma como repassam as tarefas ainda segue o velho modelo onipresente na Era Industrial, ou seja, top-down.
Na outra extremidade estão as pessoas jovens; elas pertencem a um mundo que já nasceu conectado, os eventos acontecem em uma velocidade impressionante e esse “novo mundo” não conhece (ou nunca ouviu falar) uma estrutura hierárquica muito fechada, pois estão acostumados a liberdade proporcionada pela internet.
Cabe ao líder realizar uma auto avaliação e se for o caso, fazer um “upgrade” em si mesmo. Entender esses jovens que insistem em almoçar, teclar em seus smartphones e manter uma conversa animada com todos a sua volta possuem um elevado potencial e capacidade de aprendizado.
O segredo é a empatia! Conversar sem medo e preparar o terreno para que eles consigam se desenvolver a no futuro compor as tão desejadas “equipes de alta performance” (sonho de todo líder).
Matérias interessantes sobre liderança moderna:
http://cio.uol.com.br/carreira/2008/07/14/como-liderar-a-geracao-y
http://informationweek.itweb.com.br/15535/como-liderar-a-geracao-y-e-reter-os-jovens-talentos-de-ti
http://www.revistaacademica.net/trabalho/18021303.html