Como a linguagem de programação R pode te ajudar?

statistics-706380_960_720Estou trabalhando há algum tempo com dados estatísticos bastante complexos, isso devido a proximidade da pesquisa de campo de meu doutorado em projetos de tecnologia da informação e comunicação (TIC).
É uma espécie de “aquecimento” para o trabalho que está por vir… No entanto, já na largada me deparei com algumas lacunas nos principais softwares para cálculos estatísticos de mercado; não que eles sejam ruins ou deficientes, mas a lacuna a que me refiro gira em torno da “customização”. Nem todos possuem uma certa flexibilidade para que o pesquisador possa “brincar” com o dataset a fim de entender seus dados com mais propriedade.
Fui um pouco mais adiante nesse campo e me deparei com a linguagem R.
Achei-a bastante flexível, pois com pouco conhecimento de sua sintaxe já é possível ver alguns avanços interessantes.
Não satisfeito fui atrás de algumas pessoas que a utilizam em sua plenitude e fiquei muito impressionado com a sua robustez; nos diversos fóruns em que estou participando percebi que no continente Europeu há muito tempo a utilização da R têm trazido um grande avanço no campo da estatística.
A própria Microsoft possui uma plataforma em que a R é utilizada e pasmem (isso em se tratando da “mãe de todas as janelas”) é totalmente open, tanto que foi batizada de Microsoft R Open!
Gostei muito desse campo de atuação e certamente irei mais adiante; ressalto que não quero me tornar um especialista em R ou em “Statistical Computing” , quero apenas garantir que as melhores visões e seus possíveis resultados sejam abordados e compreendidos em uma importante pesquisa que estou realizando.
Mas como hoje é domingo a noite, vou relacionar alguns dados e ver como poderá ser a previsão do tempo em minha região para os próximos dias! Bye bye, garota do tempo!!!

1 Comments

  1. Muito bem, Christian… se quiser estudar (sem custo) o assunto: via http://www.Coursera.org, o curso “Statistics Basic” da Universidade de Amsterdã tem em seus módulos iniciais, vai ensinando R-coding, com vários exercícios relacionados aos módulos. bem didáticos (que são feitos no ambiente da datacamp.com, sem precisar instalar nada em sua máquina).

    Gosto muito disso, estou agora em Machine Learning…, se quiser alguém para conversar sobre isso, me achou.
    u.a.,
    Carlos Lage.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.